Um caminhão de lixo é recolhido do rio Juruena por voluntários da ação #TodosNosPeloRioJuruena

Por Jna Notícias 08/10/2019 - 13:29 hs

   Por estar localizada no coração da floresta amazônica a cidade de Juína em Mato Grosso tem o apelido de “Rainha da floresta”. No último sábado o município foi palco de uma ação nacional, um grupo de voluntários realizou na ilha do rio Juruena e nas margens do rio uma ação de conscientização e preservação.

  Com o nome #TodosNósPeloRioJuruena a ativide integrou o projeto Renovar o Brasil que aconteceu dia 05/10 simultaneamente em 445 municípios de todas as regiões do país, o que inclui as 26 capitais, distrito federal, regiões metropolitanas e cidades de interior.

   Cerca de 20 voluntários participaram diretamente da ação e outras 20 pessoas de forma indireta, o grupo promoveu a coleta de lixo nas margens do Rio Juruena e também na ilha, local muito frequentado para lazer por banhistas da região aos finais de semana.

   Ao final da ação a equipe conseguiu recolher uma quantidade surpreendente de lixo, de acordo com um dos organizadores da ação, Jornalista Luiz Pereira (Bil) “a quantidade de lixo que encontramos no local é impressionate, todo tipo de lixo imaginável, desde objetos maiores como um freezer velho até objetos menores e de uso pessoal como absorventes e camisinhas”.

   Representando o poder público durante a atividade o vereador Wilson Locatelli foi um dos grande apoiadores da ação, ele comenta que há anos realiza a limpeza do local e que falta consciênca dos usuários que frequentam rio.

   A associação “Somos Todos Nós Juína” foi parceira na ação e também uma das organizadoras. Com 3 anos de atividades em Juína a entidade já acumula uma série de projetos em seu portifólio e o presidente John Maycon Queiroz destacou a importância da participação na ação “certamente participar de uma ação de nível nacional como o projeto renovar o Brasil acrescenta bastante no currículo da associação, somos parceiros de qualquer iniciativa que busque o bem comum e no caso, melhoria de espaços de uso coletivo como o nosso rio Juruena”.

   Além da coleta de lixo os voluntários afixaram placas de conscientização na margem do rio e na ilha do rio Juruena, o objetivo é sensibilizar os frequentadores para que levem seu lixo embora após utilizarem o espaço, com os dizeres “Seu lixo sua responsabilidade” e “Não jogue lixo no paraíso” as placas fazem apelo a preservação do rio.

Parceiros que ajudaram para realziação da ação #TodosNosPeloRioJuruena:
Renova BR
Associação Somos Todos Nós Juína (presidente John Maycon Queiroz)
* Brilhante empreendimentos
* Carlinho da Recapadora
* Abramente Marketing Digital
Destak Visual
Maqserras Oliveira
* Vereador Locatelli
Oscar Tozzo que emprestou barco
* Marcelino Contini que emprestou barco
* Todos parceiros da imprensa local (@TV JUÍNATV NAZARÉ JUÍNATV Record Juina Band FM Juína 95.9 Metro FM Juína)
* Demais parceiros e voluntários que contribuíram.