Intestino saudável e imunidade

Por Dra. Renata Gabrielly 04/06/2020 - 12:35 hs

O intestino saudável não tem relação apenas com quantas vezes você vai ao banheiro, mas também com a relação da população de microbiota existente no intestino.


Temos bactérias no nosso intestino que podem ser maléficas e benéficas. Quando essas bactérias maléficas estão em grande quantidade, causa uma alteração chamada de disbiose.

A disbiose tem como efeito a alteração da permeabilidade intestinal, fazendo com que a absorção de nutrientes seja prejudicada.

A microbiota desempenha um papel fundamental na indução, educação e função do sistema imunológico do hospedeiro. Quando “rica” em  organismos benéficos, ela consegue enviar sinais para o sistema imune que ajuda no seu desenvolvimento, controlando infeções e melhorando a auto imunidade.


A disbiose é adquirida por uma alimentação inadequada, rica em ultra processados e pobre em fibras.

Como saber se você tem disbiose?
Existem exames que conseguem avaliar, porém o diagnóstico é geralmente dado pelos sintomas que o paciente apresenta, tais como:
-    Constipação
-    Gases e empachamento
-    Candidíase de repetição
-    inchaço
-    enxaqueca
-    problemas de pele
-    baixa energia
-    sobrepeso/obesidade
-    desejo por açúcar
-    irritabilidade, alteração no humor

Como tratar?
O protocolo#detoxsaudabile foi totalmente pensando para pacientes que possuem disbiose. É um acompanhamento completo com duração de 30 dias e acompanhamento semanal.

*Renata Gabrielly é médica e foca seus tratamentos na longevidade e emagrecimento. Compartilha conteúdos sobre vida saudável em equilíbrio no seu instagram @drarenatagabrielly